M.P.P.C - MOVIMENTO POPULAR PENSAR CAXIAS

Avenida Pinto Lira, 365 - Engenho do Porto
Duque de Caxias - RJ.CEP. 25015-260
CNPJ. 19.374.715/0001-32
Telefone: 55-21-3685-6285 - E-mail: pensarcaxias@hotmail.com
Blog. www.pensarcaxias.com.br

sábado, 3 de novembro de 2012

Lixo não é problema é solução e lucro

 e lucro
Quando secretario de Desenvolvimento Ecônomico e Agricultura do governo do Zito logo de inicio me encantei com um projeto que em minhas mãos chegou, e que eu não conhecia e nunca tinha ouvido falar, mas entendi que ali poderia estar a solução para acabarmos de vez com o Lixão do Gramacho que tanto envergonhava o povo de nossa cidade.
Professores da UFRJ e da Coppe me levaram um projeto sobre uma nova forma de tratamento do lixo, sucesso nos países de primeiro mundo,onde o lixo era matéria prima para criação de energia életrica.
Gostei muito de tudo que vi e encaminhei a idéia ao prefeito Zito e marquei uma reunião com os professores e o prefeito, que não compareceu e mandou em seu lugar, o vice prefeito Amorelli.
Após assistir todo o projeto apresentado ele exigiu ver uma usina funcionando, o que seria impossivel, pois o projeto aqui no Brasil era imbrionario, ele falou que não correria risco em investir na idéia, porque poderia não dar certo, e descartou os professores.
Esses mesmos professores apresentaram tambem um projeto de purificaçaõ de todo á água que corre nos esgotos de nossa cidade, essa água seria  recuperada e  poderia servir para postos de lavagem de veiculos, regar jardins publicos, lavar as ruas da cidade, mantendo-as limpas e cheirosas, para as empresas de onibus lavarem seus carros, para correr nos chafarises da cidade, enfim só não serviria para consumo inicialmente.
Infelizmente tambem foram descartados, não houve interesse.
Depois de um mês fui procurado por uma empresa Holandesa que me apresentou um filme de varias Usinas de Energia Életrica, espalhadas pelos paises da Europa, lá já era realidade a muito tempo.
Fiquei interessado, procurei o gerente da Caixa Ecônomica Federal de Duque de Caxias e consegui emprestado seu salão de reunião no Centro  Comercial da Washington Luís, marquei a reunião e convidei o empresariado da cidade e todos os órgãos de apoio a administração publica, e peguei do prefeito a certeza de seu comparecimento.
Casa superlotada mais de trezentas pessoas se fizeram presentes, ao dar inicio a reunião agradeci a presença de todos e tambem do prefeito, que não sabia qual seria o assunto que seria desenvolvido, e a todos demonstrei a minha vergonha(que erá a vergonha de todos) com o Lixão do Gramacho, e que estava ali para apresentar a solução para o problema do lixo e ainda poderia sair lucrando.
Pedi ao Coronel Fabio do Corpo de Bombeiros que fizesse a apresentação do vídeo das usinas e fizesse uma explanação sobre o assunto. E afastado pude comprovar o quanto a idéia caiu no agrado de todos, o deslumbramento era total, o prefeito feliz com o projeto e feliz de ver o sucesso que a idéia provocava entre todos os presentes, ao terminar a apresentação todos aplaudiram de pé e o prefeito de imediato me autorizou a dar segmento junto a empresa holandesa.
A empresa ofereceu duas passagens para que eu e o prefeito fossemos a Holanda para nos certificarmos que tudo que foi apresentado era verdade, Zito se recusou a ir e solicitou ao seu vice que o representasse, quando entrou o Procurador do municipio e disse Borges voce não poderia arranjar mais uma passagem, pois eu gostaria muito ver essa Usina como é, para não alongar, arranjei seis passagens gratuítas, com hospedagem e comida, na semana de Carnaval, a prefeitura não gastou nada, nem um centavo, eu pelo menos não obtive ajuda de custo nenhuma.
La chegando fomos visitar as Usinas e filmamos toda a visita e como era o processo de criação de energia, e constatamos que o lixo sólido, era separado no processo de seleção, e após ser separado eram separados em fardos prensados e enviados para as Usinas de reciclagem, enquanto o lixo orgânico que nos lixões é o responsavel pelo chorume dos lixões, que contaminam  as águas dos lençóis freáticos, que ficam abaixo do sólo.
Após a queima a mais de tres mil graús, é extraído o gaz metano que se transforma em energia életrica e é vendida para uso diversos: Industrias, residencias enfim cem por cento de aproveitamento, e a borra resultante da queima, pode ser aproveitada como adubo de terra estéril, ou como substituto do tradicional asfalto.
A empresa Holandesa conhecedora de quantas toneladas de lixo eram despejas no lixão, montou uma grande maquete de como ficaria a Usina depois de pronta e nos pediu que fizessemos chegar as mãos do prefeito.
No dia da entrega da maquete, ao recebê-la o prefeito ficou encantado, depois de pronta iria produzir energia életrica para mais de seiscenta e oitenta e cinco mil residencias(685.000- residências), além da venda de gáz metano, dos créditos de carbono. A Usina seria toda montada pela iniciativa privada e a prefeitura iria ter direito sem nenhum custo quinze por cento da sociedade com direito a uma cadeira junto a diretoria. Infelizmente a fraquesa e o comprometimento do prefeito com alguns de seus secretários, o fizeram parar para ouvir as baboseiras por eles proferidas, nitidamente o lixão para eles era mais interessante e mais lucrativo.E assim toda a idéia foi por água a baixo e com ela a reeleição tambem.
Não consigo entender como ainda se teima em criar Aterros sanitarios, hoje ultrapassados nos paises de primeiro mundo.Pensa Caxias
Hoje me resta o orgulho de ter sido o responsavel pelo fim do aterro, pois alertei a sociedade do perigo que representava, das condições desumanas em que viviam as pessoas, a pressão que fiz na midia foi tanta, que o Lixão ganhou um novo filme que percorreu o mundo, e o municipio do Rio de Janeiro dono do pedaço da terra de Duque de Caxias, pressionado fechou e abandonou a área do aterro totalmente degradada. Até quando seremos submissos ao municipio do Rio de Janeiro quando lançaremos fora os laços que nos prendem aquem não dá a minima para nós.Pensa povo de Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário