M.P.P.C - MOVIMENTO POPULAR PENSAR CAXIAS

Avenida Pinto Lira, 365 - Engenho do Porto
Duque de Caxias - RJ.CEP. 25015-260
CNPJ. 19.374.715/0001-32
Telefone: 55-21-3685-6285 - E-mail: pensarcaxias@hotmail.com
Blog. www.pensarcaxias.com.br

sábado, 10 de novembro de 2012

Ficar velho ou morrer no abandono

Ao assistir o programa da rede Record do grande reporter Calabrini, as lagrimas por diversas vezes me veio aos olhos, pois ele tratou de um assunto que a anos me escandaliza e me deixa muito triste com a raça humana, que é o abandono dos nossos velhos.
Ser velho é voltar a ser criança outra vez, perde-se os dentes, mija-se nas calças, em vez de fraldas  são fraldões, tem que se dar comida na boca, são teimosos e em alguns casos birrentos, etc.
O desanimo e o abandono são as principais causas da entrega dos velhos, sem amparo e apoio por parte dos entes queridos, que muitas vezes não os aturam mais, desistem da vida e passam a esperar a morte.
Não vou apontar qual parte da reportagem mais me chocou, afinal toda ela foi um amontoado de agressões, violencia, desrespeito e desamor, o que nos faz ser pior que os animais irracionais.
Recentemente dei a idéia de se criar uma Creche para idosos, nos mesmos moldes das creches  das crianças, para dois candidatos ao cargo de prefeito de nossa cidade, afinal os velhos fazem parte dessa  sociedade, que precisa entender, que ser velho deveria ser o premio alcançado por estar vivo, e não uma condenação a morrer abandonado.
Esse tipo de creche se houver boa vontade politica, pode ser a solução, para muitos casais que precisam trabalhar e não tem ninguem para cuidar de seus idosos, pois muitas vezes o que ganham não dá para contratar pessoas qualificadas, que cobram muito caro, para executar essa tarefa.
Na segunda feira as sete horas da manhã o idoso seria entrega na creche: Tomaria o café da manhã acompanhado com outros idosos, ao termino, parte deles seriam encaminhados para exames fisicos de rotina outra parte seriam encaminhados para exercicios fisicos, e atividades diversas, na parte da tarde a ordem seria invertida.
O almoço seria realizado sob coordenação de nutricionistas que ficariam responsaveis pelo cardapio.diario dos idosos, ás dessezeis horas pequeno lanche e ás dezoito horas jantar e logo a seguir retorno a casa dos filhos, para que não percam o vinculo familiar, tão necessario para realização plena do ser humano. E assim  no dia seguinte até o final da semana.
A saúde em nosso municipio está criminosa, principalmente para os idosos, se criássemos uma grande creche em cada distrito e nos lugares de maior concentração de pessoas até mais que uma, poderíamos aproveitando os medicos geriatras e enfermeiros especializados em tratar de idosos que estariam prestando serviço a creche, instalar pronto  atendimento ao publico idoso do distrito.
Ao tirar dos hospitais publicos as pessoas idosas, alem de estar prestando um grande serviço ao idoso, está descongestionando tambem os hospitais publicos.
Sei que esse é um caso dificil, mais tambem tenho a certeza que não é impossivel de ser realizado, basta ter boa vontade e muito amor no coração, afinal quem não morre jovem ou maduro, certamente será velho e certamente será discriminado tambem.
Esse projeto poderia ser tentado com  o apoio da Cruz Vermelha Nacional  e municipal que tem grande expertise no assunto, e conta com uma grande quantidade de pessoas voluntarias que buscam o bem servir.
A idéia foi apresentada ao atual prefeito que demonstrou grande interesse pelo assunto e prometeu pensar com muito carinho. Vamos inovar, vamos cuidar dos nossos velhos e dar a eles uma razão para continuar vivendo com alegria. PENSA CAXIAS

,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Aproveitando o gancho da matéria acima poderíamos iniciar uma nova era de saúde em nosso municipio, levando para as escolas publicas, o atendimento medico, dentario e oftalmologico a tods os alunos.
Essa ação seria preventiva e de grande alcance social, pois estaríamos dando ao filho do pobre a oportunidade de crescer de forma saúdavel, o que eliminaria custos elevados de atendimentos nos hospitais publicos, e seria interessante que esses mesmos alunos tivessem aulas de educação, moral e civica.Pensa Caxias
,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

Nenhum comentário:

Postar um comentário