M.P.P.C - MOVIMENTO POPULAR PENSAR CAXIAS

Avenida Pinto Lira, 365 - Engenho do Porto
Duque de Caxias - RJ.CEP. 25015-260
CNPJ. 19.374.715/0001-32
Telefone: 55-21-3685-6285 - E-mail: pensarcaxias@hotmail.com
Blog. www.pensarcaxias.com.br

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Relembrando Joãozinho Trinta: O Luxo e o Lixo

No embalo da Beija Flôr que tem como enredo para 2012 o saudoso Joãozinho Trinta, resolvemos usar um dos enredos mais polemicos de todos os tempos- O Luxo e o Lixo uma sátira a convivência das favelas cariocas com os arranha céus de luxo.
O mesmo acontece com a Refinaria de Duque de Caxias que no seu interior tem empresas luxuosas,onde desfilam funcionários com salarios milionários, moradores da Barra da Tijuca, com seus carrões importados carissímos.
Mas no seu entorno os moradores do bairro de Campos Eliseos,vivem uma realidade oposta, abandonados pelo poder publico os moradores não sabem a quem recorrer.
Os moradores sofrem com os gases que vazam dos poços da Petrobras, o cheiro é insuportavel, e provocam doenças alérgicas e infecciosas, á água que abastece as bicas das casas é de péssima qualidade, colocando em risco todos os moradores, sem falar nas casas que não possuem agua encanada, que se utilizam de poços em terrenos baldios, como denunciou a equipe do jornal o Relato que la estiveram acompanhados do presidente da Cruz Vermelha de Duque de Caxias.
Conhecemos Campos Eliseos a mais de cinquenta anos e nada mudou, continua um lugar feio mal tratado, favelizado e sem esperança de dias melhores, seus moradores por serem de classe humilde não tem acesso a cursos profissionalizantes, que custam muito caro, inviabilizando os jovens moradores do bairro.
Tudo isso é culpa dos prefeitos de Duque de Caxias, que deveriam exigir que a Petrobras fizesse investimento de infra estrutura na região, construísse dentro do seu espaço escola profissionalizante com cursos gratuítos, que viessem a viabilizar contratação de mão de obra local especializada. Um hospital com especialidade em doenças alérgicas, respiratórias e queimaduras diversas.
Deveriam seguir o exemplo da cidade de Triunfo no Rio Grande do Sul que exigiu investimento local e a Petrobras atendeu as solicitações, e em volta da Refinaria investiu pesado, transformando o local num lugar prazeiroso, lindo, limpo e asseado, com creches,escolas, hospital, estradas bem sinalizadas,com lindos jardins, bem iluminadas, demonstrando que o defeito não é da companhia e sim dos incompetentes politicos da nossa cidade,( Vereadores, Deputados Estaduais e Federal e Prefeito) que assistem a tudo pacificamente, não se interessam em melhorar a qualidade de vida dos moradores, pois a eles só interessa os royaltes e os impostos que serão pagos aos cofres da Prefeitura.
Houve uma época que na Reduc havia um lindo coral, uma banda de musica que tinha uma cantora negra que enchia os olhos de quem a via cantar, um grupo de crianças que faziam parte de um coral mirim que só cantavam musicas em Tupi-Guarany era lindo de se ver, e detalhe todas as crianças eram de Campos Eliseos, se apresentavam em diversos lugares e faziam enorme sucesso, lembro-me da satisfação do superintendente da Reduc senhor Terabe que fazia questão de sempre assistir a criançada e delas tinha muito orgulho. Com o inicio do sucateamento criminoso da Reduc que vizava privatizar a maior companhia de Petróleo da América Latina, os investimentos que só eram feitos na cultura acabaram e todo o projeto foi por água abaixo.
É preciso que a Prefeitura e a direção da Petrobras iniciem uma conversação que vize investimentos na Reduc e no seu entorno, para que seja oferecido aos moradores de Campos Elizeos dignidade, qualidade de vida, esperança de futuro, saúde e um bairro mais bonito e humano.
A nova direçaõ da Reduc é complicada e de dificil diálogo, a administração politica que era imposta pelo governo,criou alguns monstrengos nas diretorias que se sentem acima do bem e do mal, agora estão preocupados pois a nova presidente da Petrobras é técnica e profunda conhecedora do setor, e vai saber separar o joio do trigo.
O que esta acontecendo com o CEPE é prova da desorganização e da falta de diálogo existente, temos conhecimento de que o presidente do clube deixou a desejar na administração, mas não justifica penalizar os funcionários da Reduc que tinham no clube seu lugar de lazer. Pensa Caxias

Nenhum comentário:

Postar um comentário