Bom dia Pensadores e Pensadoras!
O MPPC esteve durante a semana de 02 à 06 de maio de 2016, visitando escolas públicas na cidade, conversando com a população dos quatro distritos, estudantes, mães de alunos, diretores e funcionários, para trazer aos cidadãos que acompanham o trabalho de lutas por direitos que realiza o MPPC para trazer às informações sobre a realidade do que vem ocorrendo aqui em Duque de Caxias, RJ.
Assim, após visitar as escolas, ouvir os relatos e colher informações, trazemos à público como foram estas ações e todo o material que conseguimos reunir. Dessa maneira, num momento tão importante de nossa história atual, de ano de eleições municipais, é fundamental que a população tenha acesso à realidade do que vem acontecendo na cidade e, como o poder público municipal tem tratado de assuntos fundamentais, como a Educação Pública em nosso município.
E lembramos que estamos enfrentando um movimento estudantil como nunca antes na história, onde os estudantes secundaristas de maneira organizada, com propostas acessíveis, estão ocupando as escolas públicas pelo estado do Rio de Janeiro, com mais de 60 escolas ocupadas, enfrentando de maneira corajosa a falta de infraestrutura, de professores, de merenda, uniformes, funcionários e um ensino que liberte e não aprisione pensamentos para apenas obedecer a ordem do sistema desigual de má distribuição de renda no Brasil.
No primeiro distrito da cidade, na Escola Estadual Irineu Marinho, no Centenário, os estudantes estão ocupando o prédio e lutando por melhorias onde podemos conversar com alguns destes jovens e também com mães dos alunos que nos relataram não haver condições de aula no prédio por causa de diversos problemas, sendo o mais grave, a falta de professores e o não pagamento dos funcionários e dos terceirizados. Além desta escola, temos na rede municipal que ficou quase 30 dias sem aula, com os profissionais em greve para pressionar a prefeitura a realizar as promessas que sempre faz, mas, não cumpre, de maneira que os estudantes só conseguem obter avanços a partir da insistente lutas dos profissionais da classe. Abaixo algumas imagens do local.
No segundo distrito, visitamos escolas estaduais e municipais, sendo elas, EM Wanda Gomes Soares, Colégio Estadual Alexander Graham Bell, Ciep 208 Alceu Amoroso Lima, Ciep 035 Marechal Henrique Teixeira Lott. Em comum, todas as escolas enfrentam realidades parecidas, como a falta de professores, merenda nas escolas, segurança, material escolar e outros problemas. Ficamos muito tristes em perceber como estão abandonadas estas unidades escolares, alunos sem aula, sem perspectiva para mudanças e isso é lastimável, pois, a juventude é o futuro do Brasil, mas, sem alternativas, essa juventude não poderá participar das mudanças para uma vida melhor para a sociedade.
Nesta escola, a turma de 3º ano, está até hoje, dia 06/06/2016 sem professor. O ano letivo ainda não começou para os alunos desta turma...Fotos abaixo de hoje logo cedo.
No terceiro e quarto distritos, estivemos em contato com funcionários e professores da Escola Municipal General Mourão Filho, onde há relatos de falta de material escolar, de limpeza e a merenda tem deixado muito a desejar, com pouca variedade de alimentos, além do pouco oferecimento de frutas e variedade de cardápios. Alguns professores desta escola nos contaram que precisam juntar do próprio dinheiro até para comprar material escolar para uso próprio , além de até panelas tiveram que comprar, já que a prefeitura tem deixado de lado o atendimento a este unidade, além de outras pela região do terceiro distrito. Desde fevereiro, as mães nos contaram que não está havendo aula todos os dias, que as crianças ficam em casa e, já passaram mais de 40 dias sem ir à escola neste ano de 2016.
Além deste problemas que relatamos na matéria, existem ainda a questão dos aprovados no concurso da educação que foi realizado em Duque de Caxias, e que ainda, não foram convocados, sendo que há mais de 700 profissionais que precisam ser chamados para tomar posse nos cargos que foram aprovados e a SME está fazendo isto de forma muito lenta, que prejudica os alunos e acaba acontecendo como na escola Municipal Wanda Gomes Soares, que até hoje não tem professor para o 3º ano. Os uniformes de frio também ainda não foram entregues, além de cadernos, lápis e outros materiais.
O MPPC se coloca neste espaço, para defender os direitos e interesses do povo de Duque de Caxias e espera que estas realidades aqui apresentadas, venham não se repetir, para que não precisemos ficar a cada eleição, sendo enganados! Pois, os filhos dos trabalhadores da cidade devem ter acesso à uma educação pública de qualidade, emancipatória e libertadora!
ESTAMOS DE OLHO!
ATÉ BREVE CIDADÃOS!