M.P.P.C - MOVIMENTO POPULAR PENSAR CAXIAS

Avenida Pinto Lira, 365 - Engenho do Porto
Duque de Caxias - RJ.CEP. 25015-260
CNPJ. 19.374.715/0001-32
Telefone: 55-21-3685-6285 - E-mail: pensarcaxias@hotmail.com
Blog. www.pensarcaxias.com.br

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Eleições municipais 2016, Duque de Caxias, mais uma vez a barganha daqueles que tem o poder político por aqui.



Bom dia Pensadores e Pensadoras! 
Estou de volta para trazer a você caro amigo e amiga, cidadãos de Duque de Caxias, RJ, que trabalham firme para manter uma vida digna, o panorama atual do cenário político e social e não está informado do que se transforma a nossa querida cidade e milhares pelo Brasil, nesta época de eleições, tempo que ainda estão sendo a moeda de troca nos jogos políticos, por aqui. Pessoas influentes na cidade, ex prefeitos e antigos candidatos a prefeito e vereadores que se trocam por cargos e favores em função da escolha de alguns e sempre os mesmos que são os responsáveis por toda desordem que vive a cidade, o abandono da saúde, onde em Jardim Primavera, num posto de saúde da rede pública municipal, só distribui 50 números para laboratório, num espaço que vivem milhares de pessoas que necessitam dos cuidados oferecidos pelo SUS, tem que chegar as 4h da manhã nos locais de atendimento, segundo relatos de pessoas que utilizam este serviço básico de saúde, há centrenas de outros exemplos similares de descaso. 
A educação pública municipal se vangloriou em tv aberta há pouco tempo, sobre o recorde em matrículas, chegando a 50 mil, mas, o que todos sabem e veem, ao ter seus filhos, sobrinhos e conhecidos, crianças que dependem deste sistema, ficarem mais de 20 dias sem aula, por causa da greve em função dos conflitos entre o poder público e a categoria, também do autoritárismo de gestores que cortam direitos dos profissionais da educação, os professoras de praticamente 90% das escolas da rede, estão pedindo ajuda para os responsáveis e parceiros, para trazer a doação de material básico como folhas A4, cola, lápis, tesoura e cadernos, além da não entrega realizada ainda no ano de 2016 para as escolas municipais dos quatro distritos de Duque de Caxias, do uniforme escolar, do material escolar, além do grande número de professores contratados na sala de aula e administrativos, enquanto milhares de profissionais foram aprovados no último concurso na cidade, no ano de 2014, e ainda não foram convocados e nomeados. O Programa estadual "Mais educação" um projeto que tem por função, preencher o tempo de crianças e jovens nas escolas públicas, no contraturno das aulas tradicionais, com um proposta de "educação integral", mas apresenta diversas disparidades coma sua função, não alcançou os objetivos básicos e, este ano, só está realmente acontecendo agora em dezenas de escolas, a partir do final de julho a agosto, e ainda teremos a parada de aulas por alguns dias por causa dos Jogos Olímpicos 2016, dessa maneira é levada a educação, com milhares de reais gastos em propaganda enganosa e os duquecaxienses passando por condições desumanas de vida. 
Neste cenário nada favorável, vemos nas ruas pessoas que só parecem de 4 em 4 anos, sorrindo para nós, nos dando abraços e tentando gamhar o nosso voto dos mais variados jeitos, modos e falcatruas. Temos os casos de alguns empresários que financiam as campanhas, fazem acordos por cargos e reagalias, temos os casos de igrejas e grupos de várias fés, que se unem para arrebanhar fiéis, que votem em seus candidadtos, alguns envolvidos com o trafico de drogas, milícias, grupos de extermínio e roubos, assaltos e até prostituição e, nos casos mais graves pedofilia. Temos a volta de candidatos que já foram prefeitos e deixaram uma herança de dívidas e sumiços de valores que nunca foram esclarecidos, casos de corrupção, enriquecimento e sempre a polpulação pagando a conta mais cara.
Somos hoje, uma cidade de mais de 900 mil de habitantes, se considerarmos que ainda em nosssa cidade, milhares de pessoas não tem documentos de identificação, podemos chegar a 1 milhão. Dessa maneira, somos contibuintes de uma cidade que tem 29 vereadores, que ganham entre salário e reaglias, mais de 25 mil reais por mês, estes, responsáveis por criar leis que nos atendam em nossas necessidades e fiscalizar as atitudes do prefeito perante as suas decisões, e promover uma condição de vida com trabalho, saúde e educação para os moradores, digna. O atual prefeito, depois de constatar a quase unânime rejeição por parte do povo, desistiu de sua candidatura para reeileição e está apoiando agora, um antigo candidato que só faz enriquecer a cada eleição, mesmo não ganhando para prefeito nehuma vez. Só que o que podemos observar que a maioria dos cidadão duquecaxienses vivenciam é o desdem destes politiqueiros que não levam a sério o trabalho público sem ter respeito pelo cidadão, fazendo de seus cargos públicos instrumento de trocas de favores, enriquecimento, iresponsabilidade e negligência, que custam vidas para a cidade, mas, que não comovem os corações daqueles que qerem o poder a todo custo e não se importam com você caro amigo, eles querem apenas comprar o seu voto e continuar esse ciclo vergonhoso em Duque de Caxias. por isso, devemos ficar atentos e como nos permite a Democracia, escolher as pessoas que acreditamos ser competentes para cuidar de nossas vidas e da cidade, com a nossa ajuda fiscalizando essas escolhas e cobrando as mudanças que precisamos. Vamos dar a chance para quem ainda não fez e não foi testado, só assim, podemos ver mudanças, mudando nossas escolhas, desejo à todos uma boa reflexão e boas escolhas nas próximas eleições! 
O MPPC está de olho e trará em breve mais notícias sobre as eleições 2016, que começa oficialmente no dia 15 de agosto.
Forte abraço amigos e amigas!













sexta-feira, 6 de maio de 2016

Semana de acompanhamento da situação das escolas públicas em Duque de Caxias! Cidade que resiste!

Bom dia Pensadores e Pensadoras!
O MPPC esteve durante a semana de 02 à 06 de maio de 2016, visitando escolas públicas na cidade, conversando com a população dos quatro distritos, estudantes, mães de alunos, diretores e funcionários, para trazer aos cidadãos que acompanham o trabalho de lutas por direitos que realiza o MPPC para trazer às informações sobre a realidade do que vem ocorrendo aqui em Duque de Caxias, RJ.
Assim, após visitar as escolas, ouvir os relatos e colher informações, trazemos à público como foram estas ações e todo o material que conseguimos reunir. Dessa maneira, num momento tão importante de nossa história atual, de ano de eleições municipais, é fundamental que a população tenha acesso à realidade do que vem acontecendo na cidade e, como o poder público municipal tem tratado de assuntos fundamentais, como a Educação Pública em nosso município.
 E lembramos que estamos enfrentando um movimento estudantil como nunca antes na história, onde os estudantes secundaristas de maneira organizada, com propostas acessíveis, estão ocupando as escolas públicas pelo estado do Rio de Janeiro, com mais de 60 escolas ocupadas, enfrentando de maneira corajosa a falta de infraestrutura, de professores, de merenda, uniformes, funcionários e um ensino que liberte e não aprisione pensamentos para apenas obedecer a ordem do sistema desigual de má distribuição de renda no Brasil.
No primeiro distrito da cidade, na Escola Estadual Irineu Marinho, no Centenário, os estudantes estão ocupando o prédio e lutando por melhorias onde podemos conversar com alguns destes jovens e também com mães dos alunos que nos relataram não haver condições de aula no prédio por causa de diversos problemas, sendo o mais grave, a falta de professores e o não pagamento dos funcionários e dos terceirizados. Além desta escola, temos na rede municipal que ficou quase 30 dias sem aula, com os profissionais em greve para pressionar a prefeitura a realizar as promessas que sempre faz, mas, não cumpre, de maneira que os estudantes só conseguem obter avanços a partir da insistente lutas dos profissionais da classe. Abaixo algumas imagens do local.



No segundo distrito, visitamos escolas estaduais e municipais, sendo elas, EM Wanda Gomes Soares, Colégio Estadual Alexander Graham Bell, Ciep 208 Alceu Amoroso Lima, Ciep 035 Marechal Henrique Teixeira Lott. Em comum, todas as escolas enfrentam realidades parecidas, como a falta de professores, merenda nas escolas, segurança, material escolar e outros problemas. Ficamos muito tristes em perceber como estão abandonadas estas unidades escolares, alunos sem aula, sem perspectiva para mudanças e isso é lastimável, pois, a juventude é o futuro do Brasil, mas, sem alternativas, essa juventude não poderá participar das mudanças para uma vida melhor para a sociedade.
Nesta escola, a turma de 3º ano, está até hoje, dia 06/06/2016 sem professor. O ano letivo ainda não começou para os alunos desta turma...Fotos abaixo de hoje logo cedo.

No terceiro e quarto distritos, estivemos em contato com funcionários e professores da Escola Municipal  General Mourão Filho, onde há relatos de falta de material escolar, de limpeza e a merenda tem deixado muito a desejar, com pouca variedade de alimentos, além do pouco oferecimento de frutas e variedade de cardápios.  Alguns professores desta escola nos contaram que precisam juntar do próprio dinheiro até para comprar material escolar para uso próprio , além de até panelas tiveram que comprar, já que a prefeitura tem deixado de lado o atendimento a este unidade, além de outras pela região do terceiro distrito. Desde fevereiro, as mães nos contaram que não está havendo aula todos os dias, que as crianças ficam em casa e, já passaram mais de 40 dias sem ir à escola neste ano de 2016.


Além deste problemas que relatamos na matéria, existem ainda a questão dos aprovados no concurso da educação que foi realizado em Duque de Caxias, e que ainda, não foram convocados, sendo que há mais de 700 profissionais que precisam ser chamados para tomar posse nos cargos que foram aprovados e a SME está fazendo isto de forma muito lenta, que prejudica os alunos e acaba acontecendo como na escola  Municipal Wanda Gomes Soares, que até hoje não tem professor para o 3º ano. Os uniformes de frio também ainda não foram entregues, além de cadernos, lápis e outros materiais.
O MPPC se coloca neste espaço, para defender os direitos e interesses do povo de Duque de Caxias e espera que estas realidades aqui apresentadas, venham não se repetir, para que não precisemos ficar a cada eleição, sendo enganados! Pois, os filhos dos trabalhadores da cidade devem ter acesso à uma educação pública de qualidade, emancipatória e libertadora! 
ESTAMOS DE OLHO! 
ATÉ BREVE CIDADÃOS!



domingo, 1 de maio de 2016

Oportunidades de formação e qualificação. Não percam esta oportunidade!

Movimento Popular Pensar Caxias informa; a você meu amigo caxiense para sua família ! Últimos dias !
Bolsas 100% gratuitas em Faculdades Publicas Estaduais: UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ, UNIRIO, CEFET/RJ !
Toda pessoa que terminou 02 grau e quer ter profissão ? Vagas gratuitas de faculdades a distancia ! Vc pode ter uma profissão - provas 01 vez por mês - Material didático digital - não perca !
√√√√√√√ Basta comparecer na coordenação social do colégio Duque Particular de segunda a sexta de 10h as 16h e realizamos seu cadastramento on line ! 
Rua de esquina da caixa econômica da aven. nilo Peçanha - Rua dinorah Pereira 39 centro de Caxias

√ Período de inscrição: de 01/04/16 até 05/05/2016 - Pagamento de taxa; 06/05/16 ( R$ 73,00) - data da Prova; 04/06/2016 sábado 08h!
Existem 33 Polos existentes em 30 Municípios diferentes: Belford roxo - Itaguaí - Magé - Nova Iguaçu - Paracambi - Duque de Caxias - Petrópolis - Rio das Flores - Três Rios - Nova Friburgo - Cantagalo - Miguel Pereira - Barra do pirai - Pirai - Resende - Volta redonda - Angra dos reis - Niterói - Rio Bonito - São Gonçalo - São Pedro da Aldeia - Saquarema - Macaé - Santa Maria Madalena - São Fidélis - São Francisco de Itabapoana - Itaocara - Bom Jesus do Itabapoana - Natividade - RJ (Campo grande - Cantagalo - Maracanã - Rocinha) !
Sua família pode ter faculdade de; Administração Empresarial (711 vagas)- Engenharia de produção (400) - Matemática (830 Vg.) - Ciência e Biologia (870 Vg.) - Historia (250 Vg.) - Geografia (240 Vg.)– Pedagogia (1.040) - Letras (300 Vg.) – administração publica (400 vagas) – Fisica (375 Vg.) - Computação (530 Vg.) - Segurança Publica (360 Vg.) - Turismo (285 Vg.) !
Contra crise econômica Profissão é a Solução !
Ass: Gestão social Pensar Caxias !

Vamos refletir sobre a cidade que queremos! 1º de Maio, dia de continuar as lutas!

Boa tarde Pensadores e Pensadoras!
Neste domingo de feriado, o Movimento Popular Pensar Caxias vem saudar à todos trabalhadores e todas as trabalhadoras de nossa cidade Duque de Caxias, que, a cada ano, continuam suas rotinas de muito trabalho, enfrentando condições precárias de transporte, educação e saúde, mas continuam na busca por melhores dias, onde, neste sentido, este movimento se coloca na representatividade das lutas do povo, pelo povo e por dignidade na vida de quem trabalha e sustenta todo um sistema injusto e desigual na atualidade da sociedade brasileira, bem como em boa parte da América Latina e em outros países pelo mundo. 
Assim, cumprindo como a nossa missão, trazemos à público, o estado deprimente que se encontra a nossa educação municipal, sem falar da estadual, que é de competência do Governo do Estado, e não perde em nada para as mesmas irregularidades que podemos constatar através de denúncias recebidas pelo MPPC no decorrer dos três primeiros meses do ano de 2016, e, infelizmente essa situação se arrasta por muitos anos sem avanços significativos para que alunos possam ter acesso à uma educação de qualidade. São denúncias de mães desesperadas, vendo seus filhos em casa, tristes, querendo estudar e sem entender o porquê não tem aula quase sempre, desde fevereiro deste ano. A rede municipal de ensino público, segundo informações oficiais, iniciou o ano letivo em fevereiro, mas, vocês constatarão, que em escolas da rede, as aulas irão começar amanhã! Foram quase dois meses de greve, e, ainda, tem escoas sem professores, sendo que houve há menos de 2 anos um concurso público, e milhares de aprovados, aguardam a convocação, que está acontecendo à "doses homeopáticas", da forma que acompanhamos junto à sociedade duquecaxiense. Então, convocamos todos os cidadãos da cidade, a uma profunda reflexão sobre este nosso momento, em que quase tudo não vai bem, para ver como iremos querer Duque de Caxias no próximo ano e nos 3 seguintes, já que este, é um ano eleitoral, muito importante para cada um decidir com responsabilidade, como será governada e administrada a cidade que tanto amamos e lutamos para continuar sendo cidade forte, que encanta, abriga, emprega, desenvolve, educa e ama!
Quem vive Caxias, pensa Caxias!
Movimento Popular Pensar Caxias.

**Denúncias recebidas

Escola Municipal Wanda Gomes Soares, no 2º distrito, além da greve, enfrenta falta de infraestrutura, salas quentes, quadra sem cobertura, faltam professores e funcionários, segundo denúncias de mães de alunos da escola. Este foi um protesto da comunidade escolar em frente a prefeitura de Duque de Caxias, que ocorreu na última semana de abril. 
Nesta mesma escola, amanhã dia 02 de maio de 2016, é que finalmente a turma do 3º ano, vai iniciar o ano letivo, isto porque até agora não havia professor para a turma.
Estamos de olho!!!!





Escolas dos quatro distritos da cidade, estão enfrentando problemas similares. 
Todos os dias, temos denúncias de alunos, pais e pessoas da sociedade em geral que chegam até a nossa equipe, que estão indignadas com a situação que estão as escolas e os alunos. Nos pedem para fazer algo, e aqui, nos colocamos para continuar a luta por melhorias para a cidade de Duque de Caxias!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

AGORA SABEMOS ONDE TODO O DINHEIRO DA PREFEITURA DE DUQUE DE CAXIAS SERÁ APLICADO EM 2016.


Caros Amigos Caxienses, 

Depois de sermos enganado pelo atual Prefeito que não cumpriu nem com 10% de suas promessas de campanha, agora começa a aparecer na Cidade com reuniões, dizendo que vai fazer obras a começar pela drenagem do Rio Meriti e que vai beneficiar sete Bairros que não terão mais cheias com as chuvas. Ora, que demagogia desse Prefeito, sabemos todos que Duque de Caxias não se tem nenhuma obra de destaque desse Governo que juntou tanto dinheiro e que agora quer usar em pleno ano de campanha Eleitoral depois que tantas pessoas passaram por sérios transtornos e prejuízos, sem contar com as doenças causadas por toda essa situação. Porque,  só em 2016 esse Governo quer fazer tudo, só há uma explicação, ganhar outra vez a prefeitura enganando mais uma vez a população. onde estão as obras sociais deste Município? A Educação que não responde aos anseios dos pais de alunos, a Saúde sem expectativa nenhuma de melhoras nos atendimentos e internações, a Segurança que não temos nesta Cidade o que temos é Guardas do Município multando nossos motoristas a toda hora, um transito sem ordem controlado por pessoas incapacitadas que não quer saber nem da vida dos contribuintes desta cidade onde muitos fecharam suas portas pelos prejuízos causados por decisão de uma pessoa que decidiu assim neste Governo, o Lixo por toda a Cidade nas esquinas se acumulando quando seus interesses é manter uma draga e um caminhão em cada Bairro, ao invés de fiscalizarem esses pontos. O Brasil passando por uma crise financeira causada pela corrupção, roubos e outros, e os Prefeitos usando como subterfúgio, dizendo que os recursos foram cortados, mais Duque de Caxias, tem dinheiro para assumir contratos insignificantes nesse momento de crise e de altos valores, como um recente com uma empresa de Publicidade no valor de R$ 4.000,000,00, isso mesmo, Quatro milhões de reais, outro que dizem o povo da divulgação do IPTU com emissora de TV  de R$ 8.000,000,00, Oito milhões, agora essa obra do Rio meriti se falam em R$ 30.000,000,00 Trinta milhões de reais, e outras que ainda irão ser divulgadas antes das eleições. O Pensar Caxias recebeu várias ligações dos assuntos referente a esta reunião, principalmente quando foi dito que iriam formarem comissões representando os moradores desses Bairros para acompanharem as obras, mais quero dizer a todos que o Pensar Caxias jamais participará de algo sem projetos e planejamentos sérios, quando precisamos que tudo isso é uma obra de interesses eleitoral. O Pensar Caxias alerta o Povo para que não se iludam com mais promessas se ainda as anteriores não foram cumpridas. 

PENSAR CAXIAS.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

AGRADECIMENTOS DE NOSSA PRIMEIRA REUNIÃO ABERTA, ALERTA O POVO EM RELAÇÃO AOS POLÍTICOS.




Caros Amigos

Alcinir Gonçalves
 Em primeiro lugar queremos agradecer a presença de todos que participaram de nossa primeira reunião aberta realizada em 25 de Janeiro de 2016 no auditório do Colégio Duque Particular e dizer que além dos trabalhos colocado em pauta de discussão para esse ano, queremos também dizer que estaremos fazendo os trabalhos de intermediação junto aos Órgãos Públicos ou Privado no que diz respeito às cobranças de Serviços Públicos e outros, em prol de nossa Cidade e de nossos moradores. Dizer também a todos, que esse ano é ano de Eleição e não podemos deixar de lembrar alertar as pessoas em forma de conscientização sobre os Governos passados e o atual de como conduziram os trabalhos públicos de Duque de Caxias, o mesmo com os Vereadores que tem se omitido e não fazendo o papel de representar como de fato e de direito o seu povo. Essa, é a marca do nosso Movimento que tem como respeito a Cidade de Duque de Caxias e nosso Povo, por isso pedimos que usem nossa ouvidoria para que possamos estar sempre ao seu lado, lhes representando e ajudando.

Muito obrigado a todos que nos apoiam.

Pensar Caxias.



quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

REUNIÃO ABERTA

CONVITE

Convidamos a todos os membros, simpatizantes, amigos e famílias, para a primeira reunião aberta que acontecerá no dia 25/01/2016 as 19:00 horas no auditório do colégio Duque particular, Centro Duque de Caxias.

Sua presença é de fundamental importância para o progresso Social em Duque de Caxias.

Participem!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

2016 Novo ano, velhas lutas em Duque de Caxias! A passagem mais cara do Estado.

Olá amigos e amigas de Duque de Caxias! 
Iniciamos mais um ano na cidade com as velhas lutas que estão por aqui desafiando aqueles que não se abatem nas adversidades cotidianas. 
O Movimento Popular Pensar Caxias, em sua missão de dar voz e vez aos moradores da cidade, está acompanhando as ações que tem sido realizadas por outros movimentos, organizações estudantis, líderes comunitários e os cidadãos que estão indignados com mais um aumento de passagens autorizado pela atual gestão da prefeitura de Duque de Caxias.
Saiu em diversas páginas e sites, notícias sobre o aumento de mais de 10% nestes valores, o que elevaria ainda mais os custos para os moradores da cidade que já pagam a passagem mais cara do Estado do Rio de Janeiro.
Neste sentido, reafirmamos aqui no blog, o nosso repúdio à este aumento, que consideramos um desrespeito aos cidadãos duquecaxienses que precisam diariamente utilizar os péssimos serviços prestados à população. 
Às justificativas para nos posicionarmos contra mais este aumento são inúmeras, dentre elas, a ineficiência de atendimento de qualidade nos transportes públicos, onde encontramos uma frota de veículos antigos, com a sua manutenção de péssima qualidade, carros sem ar condicionado, intervalos dos ônibus irregulares, nenhum serviço de informação aos usuários, veículos que não rodam durante a madrugada, deixando à merce aqueles que trabalham durante este período, a dupla função motorista e cobrador, além da diminuição do números de carros aos finais de semana e feriados.
Assim, recebendo e apurando às denúncias que são encaminhadas à equipe do MPPC, continuamos nesta luta em favor do cumprimento dos direitos da população de ter à sua disposição, serviços públicos de qualidade atendendo às necessidades dos cidadãos duquecaxienses.

Aqui, uma das notícias veiculadas nas redes sociais. Página no Facebook, Estamos de Olho.