M.P.P.C - MOVIMENTO POPULAR PENSAR CAXIAS

Avenida Pinto Lira, 365 - Engenho do Porto
Duque de Caxias - RJ.CEP. 25015-260
CNPJ. 19.374.715/0001-32
Telefone: 55-21-3685-6285 - E-mail: pensarcaxias@hotmail.com
Blog. www.pensarcaxias.com.br

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

MINISTÉRIO PÚBLICO QUER O FIM DO MEDIDOR COM CHIP DA LIGHT



Caros Amigos Leitores e Caxienses,

As 180 mil residências do Rio que têm o consumo de luz registrado por medidores eletrônicos com chip da Light poderão ter de volta os tradicionais relógios mecânicos. O Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ) ajuizou, na terça-feira passada, uma ação civil pública, com pedido de antecipação de tutela (para obter uma decisão rápida), para que a concessionária seja obrigada a fazer a substituição, sob pena de pagar multa de R$ 20 mil para cada equipamento em uso. O caso deverá ser analisado pela 4 Vara Empresarial da Capital na semana que vem.
Procurada pelo EXTRA, a Light informou, em nota, que "vai avaliar o documento, assim que tomar ciência formal do conteúdo da ação".

O processo tem ainda dois pontos considerados urgentes pelo MP-RJ: que a instalação de medidores com chip seja interrompida imediatamente e que não haja corte de luz para os clientes que formalizaram reclamações e que tenham ficado inadimplentes após receberem contas com valores muito altos. O Ministério Público também requer que a Light devolva em dobro os valores cobrados abusivamente dos consumidores por conta dos medidores digitais.
Desde o início de janeiro, moradores de Jardim América e Vigário Geral reclamam com a Light sobre os aumentos — que chegaram a 938% nas contas de dezembro, em relação ao que era cobrado anteriormente —, após a troca dos medidores nesses bairros.

Segundo o promotor o Pedro Rubim, da 3 Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, o uso de medidores com chip pela Light é investigado pelo Ministério Público há quase dois anos:

— Não é uma ação precipitada. A investigação vem desde 2010. A conclusão foi que o procedimento da empresa causa um prejuízo injustificado ao consumidor. Até porque, mesmo recebendo uma conta com um valor absurdo, o cliente tem que primeiro pagar para só depois discutir, sob pena de ter sua energia cortada.

Ainda de acordo com o promotor Pedro Rubim, ao contrário dos relógios de medição, em que os consumidores têm a oportunidade de visualizar o movimento dos ponteiros e de realizar o controle de suas despesas "em tempo real", os novos medidores eletrônicos privam os consumidores da segurança de terem o acompanhamento contínuo de seus gastos.
— A Light está se valendo da tecnologia de informação de maneira indevida, alienando o consumidor do controle de seu consumo — explicou o promotor.

Aneel é acusada de omissão.

O promotor Pedro Rubim critica ainda a postura da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) — órgão responsável pela fiscalização das concessionárias.

— Diante da lamentável omissão da Aneel e da manifesta lesão coletiva dos consumidores, impõe-se a intervenção do Poder Judiciário para restabelecer os direitos violados pela conduta da Light — disse.

Segundo Pedro Rubim, uma cópia da ação, com os inquéritos, será enviada também para o Ministério Público Federal (MPF).

Em nota, a Aneel informou que "aguarda ser notificada oficialmente para se manifestar. A respeito do que ocorreu nos medidores da Light, a fiscalização já cobrou explicações da distribuidora. Caso a fiscalização constate alguma prática irregular da concessionária, a Light poderá ser multada pela agência".

--- Fonte do jornal extra.

Em Duque de Caxias, os moradores de vários Bairros estão preocupados com as instalações desses Chips. O Pensar Caxias, recebe constantes reclamações através de sua Ouvidoria de questionamentos sobre os aumentos das contas, incêndios que já ocorreram e outras. Isso sem contar que as ruas e frentes de casas ficam com uma aparência de favela com uma panorâmica feia por quantidades de fios expostos.

A sociedade consumidora desses serviços, não tem nada contra empresa de fornecedora de energia em controlar e fiscalizar seus serviços, só que desta forma sem nenhum planejamento, projeto e autorização dos proprietários de imóveis da à impressão de que a Light é que manda e desmanda em nossa Cidade e a população ter que aceitar isso. Nessa hora, cadê o Prefeito e os nossos políticos que ver tudo de ruim acontecer nesta Cidade e não saem em defesa do nosso povo, mais saem para irem às Ruas pedirem votos.

PENSA CAXIAS.
fotos do Laureano e Engenho do Porto.







VAMOS JUNTOS PENSAR CAXIAS A HORA É ESTA VOTE CONSCIENTE VOTE CERTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário